terça-feira, 22 de maio de 2012

Pérolas do Conselho Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul (parte 1)

Essa postagem eu vou dedicar a algumas pérolas que eu li em atas do Conselho Municipal de Cultura no ano de 2007. 

Reunião do dia 08 de fevereiro de 2007.



Meu comentário: Essa desvinculação criou 50 cargos comissionados na Fundação Cultural. Mais abaixo vou colocar o trecho da ata da reunião que confirma isso.


Ata na íntegra:




Na reunião do dia 10 de abril de 2007.


Meu comentário: Na reunião do dia 08 de fevereiro o Conselho encaminha uma moção para o prefeito pedindo a desvinculação da Fundação Cultural da Secretaria de Educação porque entende que dessa forma vai “traduzir”o que almeja a comunidade. 

Ata na íntegra:




As atas das reuniões dos meses de maio e julho de 2007 não estão disponíveis no site.



Reunião do dia 21 de agosto de 2007.


Meu comentário: Só para confirmar o que eu disse acima. Interessante que no concurso público realizado em janeiro de 2008, foram contratados professores de música (com curso superior) para trabalharem na Secretaria de Assistência Social.






Meu comentário: Será mesmo? Nenhum jornal queria fazer nem uma nota divulgando a Conferência? Ou deixaram para a última hora?




Ata na íntegra:




Reunião do dia 11 de setembro de 2007.


Meu comentário: Coincidentemente semana passada fui a Florianópolis num curso para capacitação em projetos culturais. No curso promovido pelo Ministério da Cultura e elaborado pela Fundação Getúlio Vargas, havia mais de 100 pessoas dos mais variados lugares (interior de SC e até de Porto Alegre-RS), sabem quantas pessoas de Jaraguá do Sul? Duas. Outro curso desses só em 2014.


Meu comentário: Mas não foi sucesso o evento? Que evento com 50% de aproveitamento pode ser considerado um sucesso?


Meu comentário: Algo que continua a acontecer. Hoje em dia muitas entidades querem recursos sem nem ao menos fazer um projeto. Ou melhor, na nossa realidade, preencher um formulário.


Meu comentário: Isso já estava assim em 2007, no seminário de política cultural realizado em março desse ano discutimos a mesma coisa, ou seja, nos últimos 5 anos a Fundação Cultural não teve a capacidade de criar uma mala direta (mailing) para a comunidade divulgando os eventos culturais da cidade. Fiz o meu cadastro cultural no site da Fundação em 2008, e até hoje estou esperando a confirmação.


Meu comentário: Na primeira reunião foi encaminhada uma moção pedindo a desvinculação da Fundação Cultural da Secretaria de Educação. Na reunião de 11/09, aparece essa proposta de integrar a Cultura com a Educação. Eu como bacharel em música não posso dar aulas porque não tenho licenciatura, mas a Fundação contrata pessoas sem curso superior para dar aulas. Qual a lógica do sistema?


Ata na íntegra: