segunda-feira, 30 de julho de 2012

Processo eleitoral do Conselho Nacional de Política Cultural



Os interessados em participar do processo de renovação dos colegiados setoriais que compõem o Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) terão até o dia 8 de agosto para realizarem o cadastramento como eleitores e candidatos na plataforma disponibilizada pelo Ministério da Cultura (MinC) através de seu portal.

O Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC) é órgão colegiado integrante da estrutura básica do Ministério da Cultura e tem por finalidade propor a formulação de políticas públicas, com vistas a promover a articulação e o debate dos diferentes níveis de governo e a sociedade civil organizada, para o desenvolvimento e o fomento das atividades culturais no território nacional.

Esse ano haverá eleições para todas as setoriais que compõe o CNPC, que são as seguintes:

1-Arquitetura e urbanismo;
2-Arquivos;
3-Arte digital;
4-Artes visuais;
5-Artesanato;
6-Circo;
7-Cultura dos povos indígenas;
8-Culturas afro-brasileiras;
9-Culturas populares;
10-Dança;
11-Design;
12-Livro, leitura e literatura;
13-Moda;
14-Música;
15-Patrimônio material;
16-Patrimônio imaterial e
17-Teatro.

Compete aos Colegiados Setoriais fornecer subsídios para a definição de políticas, diretrizes e estratégias dos respectivos setores culturais e apresentar as diretrizes dos setores representados no CNPC.

Os eleitos pelo processo eleitoral para membros dos Colegiados Setoriais do CNPC oriundos da sociedade civil atuarão no período de 2012 a 2014.

O processo eleitoral ocorrerá com a formação de colégios eleitorais estaduais para a escolha de delegados estaduais, que por sua vez formarão colégios eleitorais nacionais para a escolha dos membros dos Colegiados Setoriais do CNPC.

Os colégios eleitorais estaduais serão denominados Fóruns Estaduais Setoriais e os colégios eleitorais nacionais serão denominados Fóruns Nacionais Setoriais.

Para cada Estado da federação, além do Distrito Federal (DF), haverá Fóruns Estaduais Setoriais correspondentes às áreas técnico-artísticas e de patrimônio cultural que possuírem Fóruns Nacionais Setoriais, totalizando 459 (quatrocentos e cinquenta e nove) fóruns estaduais. 26 estados + DF, multiplicado por 17 Fóruns (acima listados) = 459.

Veja a quantidade de inscritos até o momento nos Fóruns Estaduais Setoriais:


O que me preocupa é o estado de Santa Catarina, na setorial de música ter apenas 4 eleitores inscritos e nenhum candidato.  Sendo o quórum mínimo, definido no dia 24 de julho, de 5 eleitores por setorial em cada estado.

Inicialmente o quórum mínimo era de 15 eleitores por setorial em cada estado.

Mesmo com a redução do quórum, para proporcionar uma participação estadual efetiva nos Fóruns Nacionais, é preciso que haja um grande número de participantes inscritos como candidatos, pois são eles que serão eleitos para participar como delegados na etapa nacional do processo.

Por exemplo, se em um determinado setorial um estado conta com 40 inscritos, mas apenas 2 deles são candidatos, isso quer dizer que apenas 2 participantes poderão ser eleitos e, dessa forma, no máximo 2 representantes daquele estado irão ao Fórum Nacional.

Portanto é importante que, além de alcançar o quórum mínimo, os estados tenham um elevado número de candidatos inscritos, pessoas interessadas em levar adiante a discussão sobre o seu setor e participar do grande evento presencial dos Fóruns Setoriais, que acontecerá em Brasília.

Há um limite máximo de vagas de delegado por estado, fixado em 6. Por exemplo: Santa Catarina poderá eleger 6 delegados para participar do Fórum Nacional Setorial de Música. No entanto, como não há candidato inscrito até o momento, 6 vagas de delegado a que o estado tem direito ficariam sem ser preenchidas.

Por isso é importante incrementar a mobilização setorial não apenas para aumentar o número de eleitores nos estados que ainda não atingiram o quórum mínimo, mas também para aumentar o número de candidatos inscritos no processo.

Existem critérios para a participação, tanto como eleitor como para candidato. O interessado em participar deve ler atentamente as informações contidas no link abaixo:


Link de inscrição:



Caso o texto não tenha ficado claro, o Ministério da Cultura disponibiliza uma apresentação com mais algumas informações no seguinte link:



Não é preciso dizer que o processo eleitoral foi novamente mal divulgado. O número de eleitores e candidatos inscritos já deixa isso bem claro.

Essas eleições são a única maneira de colocar representantes da sociedade civil para participarem do CNPC, do contrário, se nós agentes culturais não nos organizarmos, nem ao menos atingirmos o quórum mínimo de eleitores e candidatos em cada setorial, vamos ser obrigados a assistir indicações dos próprios representantes do governo, tornando o Conselho uma ação entre amigos.

Santa Catarina com todo o seu potencial econômico e cultural não pode ficar de fora de nenhuma setorial. Não é aqui que acontece o maior Festival de Dança e também de Música do Brasil?

E o detalhe mais importante: A função de membro do CNPC não será remunerada e será considerada prestação de relevante interesse público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário